Informações sobre as alterações às taxas de juro internacionais de referência

O que se segue serve somente para fins informativos, para o informar acerca das alterações que estão a ocorrer no setor dos serviços financeiros. Não necessita de tomar qualquer iniciativa para si ou para os seus clientes.

Na Columbia Threadneedle estamos a trabalhar para assegurar um impacto mínimo nos nossos clientes. Entraremos em contacto consigo em devido tempo se os seus investimentos forem afetados.

O que está a mudar?

Estão a ser efetuadas alterações a várias taxas de juro internacionais de referência, referidas como IBOR (International Benchmark Interest Rates) e incluindo a London Interbank Offered Rate (LIBOR). A LIBOR será descontinuada no final de 2021, a favor de “taxas isentas de risco” mais sólidas ou RFR. A maioria das outras IBOR também serão substituídas ou reformuladas.

Esta alteração terá consequências para empresas de gestão de ativos como a Columbia Threadneedle Investments e para alguns dos investimentos que gerimos em nome dos nossos clientes. A nossa exposição global à IBOR/LIBOR é muito pequena e não esperamos alterações substanciais na natureza ou perfil de risco dos nossos fundos ou carteiras de investimento, ou na forma como estes são geridos.

A transição para taxas isentas de risco é um projeto prioritário para nós, com o apoio executivo do nosso CEO da EMEA, Nick Ring. Temos recursos dedicados à gestão da transição de forma minuciosa e cuidada a fim de assegurar uma experiência agradável para os nossos clientes e para a nossa empresa.

O que são a libor e a ibor?
A LIBOR, a London Interbank Offered Rate, representa uma média das taxas praticadas pelos principais bancos do mundo nos empréstimos que fazem entre si. Esta taxa é fixada em diferentes moedas e para diferentes períodos. As IBOR são outras taxas de juro interbancárias (IBOR, Interbank offered rates) utilizadas em todo o mundo.

Tanto a LIBOR como as outras IBOR são amplamente utilizadas como taxas de referência das taxas de juro de curto prazo para produtos financeiros, incluindo fundos e títulos de investimento (por exemplo, em obrigações).

Porque é que isto está a acontecer?
Atualmente, o número de bancos que deseja efetuar empréstimos numa base não segura (ou seja, não protegida por garantias) é menor, e esta redução na atividade fez com que a LIBOR se tornasse menos representativa desse mercado, tornando-a menos fiável e volátil.

Em 2017, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido anunciou que a partir do final de dezembro de 2021 os bancos não serão obrigados a basear-se na taxa de referência LIBOR. Assim, todos os bancos e intervenientes no mercado têm de trabalhar para eliminar as dependências da LIBOR até esta data¹.

Estamos a trabalhar em conjunto com os nossos reguladores para conseguir uma transição suave da LIBOR (e de quaisquer outras IBOR) para taxas isentas de risco (RFR) mais sólidas.
1 Os prazos de vencimento da Libor USD (exceto a uma semana e dois meses) têm um prazo até meados de 2023
O que são as RFR?

As RFR são taxas de depósito overnight, com base na observação de transações reais.

A RFR escolhida diferirá consoante a divisa. No Reino Unido, por exemplo, a nova taxa de referência será a SONIA (Sterling Overnight Index Average). A tabela seguinte apresenta algumas das RFR de substituição existentes. Oportunamente poderão ser criadas outras e estamos a acompanhar de perto esta evolução e a seguir as recomendações dos grupos de trabalho globais sempre que apropriado.
Quadro 1 : RFR alternativa à IBOR para cinco divisas diferentes
Moeda
RFR
Grupo de trabalho
Descrição
USA flag
Dólar dos EUA
Secured Overnight Financing Rate (SOFR)
Comité de Taxas de Referência Alternativas
Uma medida ampla do custo dos empréstimos de fundos, no prazo overnight, garantidos por títulos do Tesouro dos EUA.
Libra esterlina
Sterling Overnight Index Average (SONIA)
Grupo de Trabalho sobre Taxas de Referência Isentas de Risco em Libras Esterlinas
É baseada em transações reais e representa a média das taxas de juro que os bancos pagam para obterem financiamento em libras esterlinas, no prazo overnight, de outras instituições financeiras.
Europen Union flag
Euro
Taxa de curto prazo do euro (€STR)
Grupo de Trabalho sobre as Taxas de Referência Isentas de Risco para a Zona Euro
Representa os custos de financiamento, no prazo overnight, no mercado por grosso sem garantia do euro dos bancos estabelecidos na zona euro.
An image showing japan flag
Iene
Tokyo Overnight Average Rate (TONAR)
Grupo de Estudo de Taxas de Referência Isentas de Risco
Uma taxa overnight não garantida.
An image showing swiss flag
Swiss
Swiss Average Rate Overnight (SARON)
Grupo de Trabalho Nacional sobre Taxas de Referência do CHF
Uma média móvel, ponderada pelo volume, com base nas transações concluídas e nos preços de referência publicados num determinado dia de negociação.
Somente para fins de informação.
Quando ocorrerão estas alterações?
A LIBOR deixa de operar na maior parte das moedas no final de 2021, mas esperamos completar o trabalho de transição da LIBOR mais cedo.
Como é que isto afetará o meu investimento, e será que preciso de tomar alguma iniciativa?
Não necessita de tomar qualquer iniciativa relativamente a esta alteração.
Se o(s) fundo(s) em que investiu for(em) afetado(s) pela mudança, escrever-lhe-emos a indicar os nossos planos de transição e quaisquer potenciais implicações e impactos.

O número de ações que os clientes detêm não será afetado pela mudança. O(s) fundo(s) em que investiram continuará/ão a ser gerido(s) da mesma forma, e não esperamos que exista qualquer impacto no perfil de risco de um fundo.