A Columbia Threadneedle anuncia aquisição do negócio de gestão de ativos na região EMEA do BMO

Aquisição estratégica alarga a oferta aos clientes

A 12 de abril, tivemos o prazer de anunciar a aquisição do negócio de gestão de ativos na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) do BMO. Este é um passo empolgante para a Columbia Threadneedle, adicionando talento e capacidades complementares que irão proporcionar valor significativo aos nossos clientes. Para os nossos clientes existentes, o negócio manter-se-á como antes, sem que haja qualquer impacto nos seus fundos e carteiras atuais.

É importante sublinhar que, sendo nós uma empresa orientada para as pessoas, a existência de um forte alinhamento cultural entre a Columbia Threadneedle e o BMO foi um fator determinante. Partilhamos uma cultura centrada no cliente, uma crença fundamental na gestão ativa, uma abordagem de investimento colaborativa e baseada na pesquisa e um compromisso de longa data para com princípios de investimento responsável.

A aquisição acrescenta 124 mil milhões de dólares dos EUA de ativos sob gestão na região EMEA, o que eleva o total de ativos sob gestão da Columbia Threadneedle para 671 mil milhões de dólares dos EUA, tornando a empresa num dos 35 maiores gestores de ativos globais e num dos 10 maiores gestores de ativos de fundos do Reino Unido, em termos de ativos sob gestão*. Apoia o nosso objetivo estratégico de alargar a nossa oferta base e expandir as nossas capacidades em termos de soluções, de modo a podermos satisfazer as necessidades em constante mudança dos nossos clientes.

A BMO Asset Management possui uma série de posições de liderança em áreas que adicionarão novas capacidades e reforçarão os nossos pontos fortes estabelecidos. Estas incluem:

Investimento Responsável (RI) – um líder reconhecido com uma ampla gama de produtos que respeitam critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) especializados e um excelente compromisso de responsabilidade social que possibilita o envolvimento da empresa em participações acionistas e obrigacionistas, bem como serviços de votação por procuração.

Investimento Orientado para a Cobertura de Passivos (LDI) – uma das quatro principais empresas de LDI da Europa, dominante no setor das pequenas/médias empresas

Gestão fiduciária/subcontratada (OCIO) – um negócio de soluções-chave que inclui equipas fiduciárias sediadas nos Países Baixos e no Reino Unido

Imobiliário Europeu – uma capacidade imobiliária direta na Europa Continental, sediada na Alemanha e em França.

Iremos também adicionar profundidade e amplitude nas classes de ativos tradicionais. A gama de fundos europeus do BMO inclui vários fundos de investimento cotados em bolsa, incluindo a F&C Investment Trust PLC, o mais antigo trust de investimento do mundo.

Contamos que a transação seja fechada por volta do final de 2021, sujeito às aprovações regulamentares habituais nas jurisdições relevantes. Entretanto, continuamos focados em satisfazer os nossos clientes.

Poderá encontrar algumas Perguntas Frequentes aqui. Se tiver quaisquer questões adicionais, contacte-nos através do número +352 46 40 10 7190**. A nossa equipa está disponível das 08:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira (hora da Europa Central).

* Fontes: Inquérito IPE Top 500, 2020. Ranking dos 50 principais Gestores Globais; Investment Association – Empresas por total de fundos de retalho e institucionais sob gestão (ativos domiciliados no Reino Unido), novembro de 2020

** As chamadas poderão ser gravadas.

BMO logo stacked