Diretiva Relativa aos Mercados de Instrumentos Financeiros II
(DMIF II)

A DMIF II é um regulamento europeu que assenta no regulamento original (DMIF I) que procurou tornar o investimento mais transparente e normalizar as informações regulamentares exigidas para mercados específicos. Esta diretiva estabeleceu que todas as empresas financeiras fossem obrigadas a ser mais claras no que diz respeito a custos e encargos e a explicá-los de uma forma normalizada.
A DMIF II é a conjunção das conclusões da revisão da DMIF I e da implementação pela UE dos compromissos do G20 em resposta à crise financeira de 2007/08
A Comissão Europeia definiu quatro objetivos para a DMIF II:
  • Reforçar a proteção do investidor.
  • Reduzir os riscos de perturbações no mercado.
  • Reduzir os riscos sistémicos.
  • Aumentar a eficiência dos mercados financeiros e reduzir custos desnecessários para participantes.
A DMIF II é aplicável a partir de 3 de janeiro de 2018 e irá alterar a forma como atuamos no Reino Unido e na Europa. Terá também impacto em todos os clientes de todo o mundo que invistam nos nossos produtos domiciliados no Reino Unido e na Europa.
Existem quatro áreas principais de alterações associadas à DMIF II para a Columbia Threadneedle Investments e para os nossos clientes:
  • Custos de estudos.
  • Custos e encargos.
  • Mercado-alvo.
  • Políticas e procedimentos.

Poderá consultar abaixo mais informações sobre as quatro áreas principais. Se tiver alguma questão relativa à DMIF II, consulte as nossas Perguntas & Respostas.

Custos de estudos
A DMIF II estipula que quaisquer comissões cobradas por estudos de investimento externos aplicados a um fundo deverão ser divulgadas e comunicadas aos investidores como um único encargo e não agrupadas com outras comissões.
Na qualidade de gestor ativo dos seus investimentos, o nosso processo de investimento utiliza um estudo interno abrangente complementado por um estudo externo especializado. Tal permite-nos aceder de forma seletiva a um conhecimento mais amplo para gerar desempenho nas nossas estratégias.
A partir de janeiro de 2018, os custos de estudos externos incorridos por nós em seu nome serão pagos pela Columbia Threadneedle.
Custos e encargos

A DMIF II normalizou a apresentação de relatórios de Custos e Encargos para cada fundo, exigindo que todos os Gestores de Ativos utilizem o mesmo modelo para comunicar custos e encargos – o modelo padrão europeu aplicável ao setor previsto na DMIF (European MiFID Template, EMT).

A Columbia Threadneedle irá utilizar o modelo EMT do setor para comunicar custos e encargos e, assim, assegurar transparência para os nossos investidores, consultores financeiros e distribuidores. Não publicaremos o EMT no nosso website, mas melhoramos as informações sobre custos e encargos que divulgamos.

Os encargos podem variar de fundo para fundo e entre classes de ações. Para mais informações sobre encargos específicos, consulte o Prospeto do Fundo pertinente e a página Fundos e Preços do nosso site onde poderá pesquisar o seu fundo pelo nome/ISIN.

Mercado-alvo

Somos obrigados a identificar e a divulgar o potencial mercado-alvo (para o qual se destina o fundo) de todos os fundos. As informações que serão fornecidas aos investidores incluem:

  • Que tipo ou tipos de investidores são compatíveis com o fundo com base nas suas necessidades, características e objetivos.
  • Informações detalhadas sobre qualquer grupo ou grupos de investidores que não sejam compatíveis com o fundo com base nas suas necessidades, características e objetivos.
Para visualizar um resumo descritivo do Mercado-Alvo de um fundo da Columbia Threadneedle, clique aqui.

Última atualização do “Mercado-alvo” alvo em 19/05/2021.

Políticas e procedimentos

A DMIF II exige que as empresas atualizem as suas políticas e os seus procedimentos de maneira a refletirem os novos requisitos regulamentares. Tal inclui as seguintes políticas:

  • Conflitos de interesses.
  • Reclamações.
  • Governação do fundo e dos produtos.
  • Manutenção de registos.